segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O Livro de Tobias








Estive recentemente lendo o livro(apócrifo) de Tobias. Estou estudando os livros apócrifos, acrescentados na bíblia católica, afim de compreender o que é ensinado na igreja do papa. Esse livro de Tobias, é reconhecido até por várias autoridades da própria ICAR-Igreja Católica Apostólica Romana- como sendo um livro não inspirado por Deus, ao contrário dos vários outros do cânon bíblico. Apresenta erros históricos e geográficos, diferentemente dos demais livros, bem como heresias incompatíveis com os demais livros das escrituras. Tal obra é considerada uma novela, escrita com o intuito de fazer com que o povo não abandonasse os costumes judaicos. 
Esse livro conta a estória de Tobias, filho de Tobi; este envia seu filho Tobias a uma cidade distante para receber uma grande quantia em dinheiro. Tobias vai acompanhado de um anjo(?),que o livro denomina Rafael, mas  que falsamente se apresenta como Azarias, um parente de sua família. Ora todos nós sabemos bem que a mentira é a única coisa que Deus atribui como criação do diabo. É um pecado. Em êxodo 20 constam os 10 mandamentos e no versículo 16 temos específicamente: 


"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." 


Vejam outras referências:  


 "Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade."   1Jo 22:21


"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." Jo 8:44

"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." Ef 4:25 
E tem mais referências. Mas vamos continuar analisando o texto de Tobias.
Tobi fica cego e ensina a Tobias que as esmolas salvam a alma do inferno.Veja o que está escrito em  Tob; 12:9: "A esmola salva e purifica de todo o pecado." Como assim purifica de todo o pecado? Então basta sair por aí esmolando para ser salvo? É tão fácil assim? Então, por que Deus mandou Jesus para ser sacrificado na cruz, se basta a cada um somente dar esmolas e salvar a si mesmo? Para que serviam as leis deixadas por Moisés (naquele tempo Jesus ainda não tinha aparecido na Terra), para nada? Nenhum outro livro bíblico, considerado inspirado fala a respeito dessa prática como sendo expiatória; estariam os  outros estão errados ou só esse livro é que está certo?  Duvido muito.
Voltando ao assunto, no texto fala que Tobias e o "anjo" Saem em viajem e chegando lá encontram uma mulher que havia casado sete vezes, mas na noite de núpcias seus maridos morrem, sem ao menos tocá-la; tudo isso por causa de um demônio mau( induzem a crer que existem demônios bons; seria o Rafael um "demônio bom"?) que assola a moça.Rafael fala para Tobias tomar a moça como esposa e  ensina Tobias a fazer um ritual com as vísceras de um peixe, a fim de expulsar o demônio, o que podemos classificar como uma bruxaria ou "magia", outra prática firmemente condenada por todos os outros livros das escrituras. Então Tobias se casa com a jovem e faz o ritual proposto pelo "anjo". O Pai da moça, Raguel, ora a Deus para que o proteja e abençoe o casamento. Mas durante a noite pede a um de seus empregados que cave uma cova para enterrar Tobias, caso ele morra como os outros, numa clara desconfiança da oração que ele mesmo fizera.
Depois de algum tempo casado, Tobias volta com sua esposa Sara para a casa de seu pai, Tobit, e o Anjo manda Tobias esfregar o fel nos olhos do pai, e ele fica curado, sem nenhuma oração nem nada, somente o fel(que por sinal deveria estar muito deteriorado). Bem depois disso tudo, concluo que realmente esse livro não apresenta a mínima condição de estar junto aos demais livros canônicos por esses e outros motivos. Trata-se de uma alegoria,não inspirada,  que contrasta com toda a escritura.

"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver." 2Tm 3:16 NTLH

Everson Leal 







Nenhum comentário:

Postar um comentário