domingo, 23 de março de 2014

Biblia Evangélica x Católica




Uma das diferenças mais básicas, encontradas por  aqueles que   se propõem a estudar a bíblia, é a diferença diferença existente entre a  bíblia católica e a evangélica. O conteúdo é o mesmo entre ambas, mas o que a distingue é a quantidade de livros que as compõem. O livro católico possui 73 livros, sete a mais que a evangélica, que  possui 66. Os livros extras que compõem  a bíblia católica são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria de Salomão e Eclesiástico (ou Sirácida), que não deve ser confundido com o livro de Eclesiastes. Esses livros foram retirados da bíblia evangélica na época da reforma protestante, Martinho Lutero e outros líderes cristãos da época, por apresentarem sérias contradições  com o restante da bíblia; por terem  sido recusados por vários importantes rabinos judeus como sendo sagrados, durante um Sínodo (espécie de Concílio) e teriam inconsistências com a declaração de fé Judaica,  além da falta de elementos que lhes conferissem  autenticidade.  Vejamos algumas dessas inconsistências :

1-     Não atribuem a si inspiração divina;
2-     Não foram considerados palavra de Deus pelo povo Judeu;
3-     Possuem incoerências com outros livros da bíblia;
4-     Não foram mencionados por Jesus e nenhum outro autor do Novo Testamento;

Então qual seria o motivo da Igreja de Roma continua apegada e utilizando dos livros apócrifos? Simplesmente porque as doutrinas desses livros embasam vários  ensinos da ICAR ,apesar de destoarem do restante das escrituras,  como por exemplo: oração pelos santos, falsas curas, dar esmolas para libertar da morte e do pecado, e salvação pelas obras.
Eis alguns ensinos desses livros  apócrifos:
1       Dar Esmolas Purifica do Pecado – Tobias 12: 8 e 9; Eclesiático 3:33. Refutação bíblica: 1 Pedro 1:18 e 19; Judas 24

2        Pecados perdoados pela oração – Eclesiástico 3:4. Refutação bíblica: Prov. 28:1; 1 João 1:9; 2: 1e2.

3       Orações pelos Mortos – 2 Macabeus 12: 42-46. Refutação bíblica: Atos 2:34; Isaías 38:18; Lucas 16:26; Isaías 8:20

4        Ensino do Purgatório – Sabedoria 3:1-4 (imortalidade da alma). Refutação bíblica: 1 João 1:7

5       O Anjo Relata uma Falsidade – Tobias 5: 1-19. Refutação bíblica: Lucas 1:191.

6       Ensino da Arte Mágica – Tobias 6:5-8. Refutação bíblica: Marcos 16:17; Atos 16:18

7       A mulher que  jejuou por  toda a vida – Judith 8: 5 e 6.
Esta é uma história parecida com outras lendas católicas com respeito a seus santos canonizados. Ninguém jejuaria por toda sua vida. Até o Senhor Jesus, que era ao mesmo tempo humano e divino, jejuou 40 dias( o que já é bastante) e não por toda a sua vida.

8       Simeão e Levi mataram os habitantes de Siqueia por ordem de Deus – Judite 9:2 . Refutação bíblica: Deus não tinha nada a ver com isto. Ver  Gn 34:30; 49: 5-7;  Rm12: 19, 17

9        A Imaculada Conceição – Sabedoria 8:19 e 20. Este texto é usado pelos católicos para sustentar a doutrina de que Maria nascera sem pecados. Nenhum outro livro menciona isso, muito pelo contrário. Refutação bíblica: Lc 1: 30-35; Sl 51:5;    Rm3:23.

10    Eclesiástico possui trechos que pregam a  crueldade e egoísmo – Eclesiástico 12:6. Refutação bíblica:  Pv 25:21,22; Rm 12:20; Jo 6:5; Mc 6:44-48.


11    Baruc diz que Deus ouve a oração dos mortos.Baruc 3:4

12    Sabedoria de Salomão diz que Deus criou o mundo a partir de matéria pré-existente. Sabedoria de Salomão 11:17.

13    Em II Macabeus 15:38 , o autor pede desculpas pelos erros do texto, dizendo que não pôde fazer melhor. Além disso, o texto original foi escrito em grego, um idioma mais recente, o que denota ter sido escrito já no período do novo testamento. Os textos mais antigos, do novo testamento eram escritos em aramaico e hebraico.


Existem muitos outros ensinamentos errados; citamos apenas esses, mas já dá para ter uma idéia dos vários outros que contêm. Esses já são claros o suficiente para também concluirmos  que esses livros devem realmente ficar fora da lista de livros inspirados.

 Everson Leal




Nenhum comentário:

Postar um comentário