quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os dez mandamentos dados a Moisés ainda estão valendo? The ten laws given to Moses are still worth?


Tenho estudado o catecismo, e para não cometer enganos, estou buscando em fontes confiáveis; em livros católicos, escritos por padres. Em umas das minhas buscas comprei um livro básico sobre o catecismo, pois queria compreender os ensinos básicos da Igreja católica , então comprei o  "Caminho de fé - Intinerário de preparação para o batismo de adultos  e para a confirmação e eucaristia", de autoria de dois padres: Brustolin e Lelo,2011.  Ali naquele livro, na página  97, está escrito o seguinte:

1- Amar a Deus sobre todas as coisas;
2- Não tomar seu santo nome em vão;
3- Guardar domingos e festas;
4- Honrar pai e mãe;
5- Não matar;
6- Não pecar contra a castidade;
7- Não roubar;
8 -Não mentir;
9 - Não desejar a mulher(o homem) do(a) próximo(a);
10 - Não desejar as coisas alheias. 

Qual não foi minha surpresa, quando  constatei espantado, que  os  "dez mandamentos"  ali descritos estavam diferentes do que estava escrito na bíblia. Isso mesmo os dez mandamentos estavam alterados!! Como assim? Não é proibido por Deus fazer alterações nos textos bíblicos?   Então, por que se ensinam os 10 mandamentos de forma diferente do que está na bíblia?   Vejamos o que diz o texto bíblico:  

Nada acrescenteis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela , para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que Eu vos mando. Dt 4:2

A lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva. 
Is 8:20

Vejamos os dez mandamentos dados a Moisés, conforme está no livro de Êxodo, capítulo 20:

1Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2Eu sou o Senhor Teu Deus , que te tirei da terra do egito, da casa da servidão.

(1) Não terás outros deuses diante de mim.

(2) 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima dos céus, nem em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. 5Não te encurvarás e nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus , sou Deus zeloso, que visito  a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 E faço misericórdia a milhares de dos que me amam e aos que guardam meus mandamentos.

(3) 7 Não tomarás no nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

(4) 8 Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. 9Seis dias trabalhará, e farás a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás obra, nem tu nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo nem tua serva, nem teu animal, nem o teu estrangeiro, que estás dentro das tuas portas. 11Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia  descansou; Portanto abençoou o  Senhor sábado, e o santificou.

(5) 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

(6) 13 Não matarás.

(7) 14 Não adulterarás.

(8) 15 Não furtarás.

(9) 16 Não dirás falso testemunho contra teu próximo.

(10) 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


Vejamos: Onde foi parar o segundo mandamento, do livro de Deuteronômio, que proíbe fazer imagens de escultura, se encurvar e as servir? De onde saiu "guardar domingos e festas"? O quarto mandamento diz que o dia do Senhor é o sábado; mas o catecismo diz que é o domingo que devemos guardar. Mas não foi o próprio Deus quem o abençoou e santificou(Gn 2:2,3)? Será que esse mandamento foi revogado? Por quem? E que festas são essas ? Onde é que foi parar o nono mandamento: Não dirás falso testemunho contra teu próximo?    Também foi revogado? Então pode dar falso testemunho? 

Francamente acho muito sério essa coisa de adaptar a escritura sagrada a determinados interesses, para que fiquem de acordo com a doutrina. A própria bíblia diz que: 

Vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essas. Marcos 7:13

Eu sinceramente prefiro ficar com o que está escrito na palavra do Senhor. Confira em sua bíblia. Estude a palavra de Deus.

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29   

Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 

Não terás outros deuses diante de mim. 

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 

E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. 

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. 

Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 

Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. 

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. 

Não matarás. 

Não adulterarás. 

Não furtarás. 

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. 
Êxodo 20:2-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário