segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Qual é a verdadeira data do natal?

O natal é comemorado no dia 25 de dezembro. Até aí, o mundo inteiro sabe. Mas foi neste dia que nasceu o Senhor Jesus? Para se falar desse assunto, temos de falar um pouco sobre a história do calendário. Um dos  primeiro calendários de que se tem notícia, adotado por uma grande civilização, foi o Calendário Romano, que  possuía dez meses, e é datado da fundação de Roma.; Posteriormente foi substituído pelo calendário Juliano,de doze meses, implantado pelo imperador Júlio César, em 46 A.C. e perdurou até o ano 8 D.C. quando sofreu modificações no reinado do Imperador  Augustus; Prosseguiu sendo utilizado até o ano de 1582; neste ano foi modificado por ordem do Papa Gregório XIII e Passou a ser conhecido como calendário Gregoriano, e foi adotado por diversos países. De acordo com o Prof. João Davis, da Princeton University, o calendário Judaico,    utilizado na época da escrita dos evengelhos, possui 12 meses: 1º mês:  Abibe ou Nisã (Ex 23:15 ; Nee 2:1) que em nosso calendário cai em meados de abril;  2º mês : Zive ou Ijar (I Rs 1-37) que corresponde a meados de maio;  3º mês: Sivã (Et 8:9) que corresponde a meados de Junho;  4º mês: Tamuz: Corresponde a meados de julho; 5º mês: Abe: corresponde a meados de setembro; 6º mês: Elul (Nee 6.15; Lc 1:26) meados de outubro; 7º mês: Etanin ou Tisri (I Rs 8.2): meados de novembro; 8º mês: Bul ou Marchesvã (I Rs 6.38) : meados de dezembro; 9º mês : Quisleu (Zc 7.1) meados de janeiro; 10º mês: Tebete (Et 2:16) : meados de fevereiro; 11º mês: Sebate (Zac. 1:7) meados de março; 12º mês Adar (Et 3:7) meados de março/abril.
Mas porque estamos vendo o calendário judaico?  Ora se ele era utilizado na época e está escrito na bíblia o mês no qual Maria engravidou(6º mês = Elul  = Outubro), conforme está no livro de Lucas 1:26,27: 

E, no sexto mês, foi o Anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi; E o nome da virgem era Maria.      

Ora, se maria engravidou no sexto mês, chamado Elul (meados de outubro), e se a gravidez foi de nove meses, então podemos inferir que o Senhor Jesus nasceu no mês de Tamuz(meados de julho); se foi um pouco antes, foi no mês de Sivã (meados de junho) e não em dezembro (Bul ou Marchesvã) . Mas por que se considera 25 de dezembro o nacimento de Cristo? Esse é o X da questão: O dia 25 de dezembro era a data da comemoração do "nascimento do Deus Sol " , no solstício de inverno, pelos povos considerados pagãos pela igreja católica. Então, por volta do século terceiro  D.C. apropriando-se da data da festa, passou a considerar a data como o dia do nascimento de Jesus, de forma a se aproximar dos povos não cristãos. 
Por isso, devemos sempre dedicar tempo para estudar a bíblia, e procurar  ali a verdade e sempre a verdade.

Salmo 1:1-6 Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita dia e noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo nem os pecadores na congregação dos justos. Por que o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário