terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jesus tinha irmãos?


Por mais incrível que possa parecer, essa ( "Jesus tinha irmãos ?" ) é a resposta de grande parte dos cristãos quando pergunto  se sabia que o Senhor Jesus tinha irmãos. Me repondem com outra pergunta e com cara de espanto, como se não estivesse escrito na bíblia. Mas está. E qualquer um pode ler em sua própria bíblia. Primeiro vamos ver o trecho em Mateus 1. 24,25: 

E José , despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu a luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus.(grifo nosso)

Na bíblia, o homem conhecer a mulher  quer dizer ter relações sexuais com ela. No caso de José, ele não teve relações com a esposa até que seu primeiro filho nasceu; Primogênito, segundo o dicionário é: Adj. e  s. m.: Que ou aquele que nasceu antes dos outros; mais velho. Se Maria não tivesse tido mais filhos, seria mencionado seu único filho. Vemos ainda em Lucas 2.7 : E deu à luz  a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos[...]  Mais uma vez aqui se fala do primeiro filho. Em Marcos 3.31 temos a menção dos  irmãos de Jesus:

Chegaram então seus irmãos e sua mãe; e , estando de fora, mandaram-no chamar.(grifo nosso)

Atos 1.14 também menciona os irmãos de Jesus:

Todos estes perseveraram unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Em Mateus 13.55,56 podemos ler os nomes de seus irmãos e irmãs: 

Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós as suas irmãs? Donde veio pois tudo isso?

Em Marcos 6.3 podemos ler as mesmas coisas, e os mesmos nomes. Por isso não resta dúvida quanto à existência de irmãos de Jesus; é só conferir nas escrituras , coisa que muitos cristãos não estão fazendo, e preferem conhecer a um Jesus somente de ouvir falar, ao invés de conferir pessoalmente os relatos das testemunhas oculares. 
Mas qual é o problema se Jesus teve ou não irmãos? Será que isso é importante? Claro que é. Pois se Jesus teve irmãos, então Maria não permaneceu virgem, ao contrário do que é ensinado em uma outra igreja, que todos sabem qual é. Cai por terra o ensino do erro, simplesmente ao abrir a palavra e se libertar das mentiras. Temos ainda que contextualizar, ou seja entendermos como era o comportamento das pessoas naquela época; naqueles tempos não existia previdência social; as pessoas mais velhas não se aposentavam e iam "curtir a vida"; por isso tinham de ter muitos filhos, que era uma forma de garantir ser sustentado por ao menos um dos filhos homens. Havia  ainda a questão cultural, que era  um certo status uma família ter muitos filhos, prova de que a mãe era abençoada por gerar muitos filhos, e o pai homem vir Não é como hoje, que por causa das condições financeiras, e da própria cultura, ninguém quer ter mais de dois filhos.

Outra coisa que dizem e ensinam, sem qualquer embasamento histórico ou biblico(apesar da bíblia ser também um livro histórico), é que os irmãos de Jesus eram na verdade primos. No Antigo Testamento havia esta confusão, pois o hebraico e o aramaico não diferenciam irmãos de primos; no caso do Novo Testamento isso não se aplica, pois foi escrito em grego e nesta língua existem palavras específicas para designar cada grau de parentesco. O grego usa adelfós para irmão, adelfê  para irmã, anepsiós para primo e suggenis ou sugenneês para prima. Jesus tinha adelfós e adelfês, isto é irmãos e irmãs. No NT temos diferenciações  claras entre primos e irmãos . Em Colossenses 4:10 Marcos é chamado de primo de Barnabé; Em Lucas 1:36 Isabel é referida como prima de Maria, e não como sua irmã; em Gálatas 1:19 Tiago é apontado como o irmão carnal do Senhor Jesus.Muitos afirmam ainda que os irmãos de Jesus eram seus primos , filhos de uma tia chamada Maria de Cleofas(mulher de Cleopas), irmã de sua mãe(Jo 19:25); mas podemos ler claramente que a tia de Jesus era salomé, mulher de Zebedeu(ver em Mt 4:21;10:2; Mc 1:19; 3:17; 10:35;  e Lc 5:10). Em Atos 1:13,14 diz: que Tiago e João foram orar com Pedro, sendo seguidos pelos irmãos de Jesus.

Por fim, não podemos aceitar a imposição de outra figura intercessora junto a Deus,que não Jesus ; não existe outro nome que possa intermediar entre nós e o Pai senão o Senhor Jesus, como está em João 14.6:  

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.  

Busquemos a verdade na própria palavra de Deus, a bíblia: Jesus respondendo disse: Errais, não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus. Mt 22.29


Leia a bíblia e medite. Peça que o Espírito Santo dê o discernimento, e ele dará, com certeza. 

Leia mais mais no site da revista Istoé, onde peritos analisaram o ossuário do irmão de Jesus e negaram que seja falso: http://www.istoe.com.br/reportagens/110487_PERITOS+NEGAM+QUE+OSSUARIO+DE+IRMAO+DE+JESUS+SEJA+FALSO

Justiça considera verídico o ossuário do irmão de Jesus:

http://doutrinasessenciais.wordpress.com/2012/04/06/veredito-o-ossuario-de-tiago-nao-e-falso/

http://www.biblicalarchaeology.org/daily/news/verdict-not-guilty/

Everson Leal

















E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.
Mateus 1:24-25
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.
Mateus 1:24-25
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.
Mateus 1:24-25

2 comentários:

  1. A IGREJA CATÓLICA NÃO DIZ QUE HAJA ALGUM OUTRO MEDIADOR ENTRE NÓS E DEUS QUE NÃO SEJA JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se não existem outros mediadores, então por que "rezar" e fazer pedidos aos "santos"? Ou seriam eles mesmos que atendem às orações; Yêm poder para isso? Por que da reza "Santa Maria ROGAI por nós, pecadores...? Por acaso ela rogar não estaria mediando? Ou colocaram outro nome nisso?
      O Catecismo da Igreja Católica, de 1994 , no item nº 969 diz: "... A Abençoada Virgem é invocada na Igreja como Advogada, Ajudadora, Benfeitora e Mediadora". O Catecismo para Adultos diz: "assim como temos um Mediador diante do Pai, que é Jesus Cristo, também temos uma Mediadora diante do Filho: A Santíssima Maria".
      Uma oração Católica chamada "The Litany of Loretto", encontrada numa versão de bolso, publicada pelos Irmãos Benziger, inclui a seguinte referência sobre a suposta obra de Maria:

      Santa Maria, orai por nós.

      Santa Mãe de Deus, orai por nós.

      Santa Virgem entre as virgens, orai por nós.

      Mãe da divina graça, orai por nós.

      Mãe imaculada, orai por nós.

      Mãe de nosso Criador, orai por nós.

      Virgem mais venerável, orai por nós.

      Porta do céu, orai por nós.

      Refúgio dos pecadores, orai por nós.

      Conforto dos aflitos, orai por nós.

      Rainha dos Anjos, orai por nós.

      Rainha concebida sem pecado original, orai por nos.

      Rainha do santíssimo rosário, orai por nós.

      Excluir