quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como Estudar a bíblia?



Muitos se perguntam como estudar a bíblia? Ela não é um livro comum, é um livro sagrado para os seguidores do Cristianismo. Mas devemos lê-la da mesma maneira como lemos qualquer livro? Acho que desta forma muitos desistirão antes de atingir a metade. Eu particularmente recomendo que se inicie os estudos pelos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, pois narram a vida de Jesus, cada um com suas peculiaridades: Mateus apresenta Jesus como o Messias, o Salvador que Deus tinha prometido ao mundo. O evangelho de Marcos é o mais antigo de todos, e anuncia a boa nova a respeito de Cristo, dando especial atenção à sua autoridade e a suas obras. O livro de Lucas nos apresenta Jesus não apenas como o Messias, o Libertador de Israel, mas o Salvador de toda a humanidade. O evangelho de João é diferente de todos os outros. Apresenta Jesus como a Palavra viva de Deus, que sempre existiu, desde a eternidade, e se fez humano, demonstrando assim o amor e a verdade de Deus. Depois de lidos os evangelhos acho interessante que se leia o livro de Gênesis, que fala da criação e da promessa de Deus a Abraão. Em seguida pode ler também o livro de Exôdo, que conta como Deus  libertou o povo hebreu da escravidão no Egito, através de Moisés, que depois recebe os Dez Mandamentos. Esses são livros importantes(todos da bíblia são) para o iniciante nos estudos bíblicos, pois situa o estudante na vida de Jesus e no contexto histórico.
Outro fato importante na hora de estudar a bíblia é por que estudá-la? Devemos estudá-la pois somente imergindo em seu conteúdo é que podemos ter um maior contato com Deus e compreender um pouco de Sua vontade para com nossas vidas. Paramos de conhecer um Deus de apenas ouvir falar e passamos a ouvir sua voz diretamente em nossos corações. 
A escolha de uma boa tradução é de muita serventia na hora de seus estudos. Sabia que existem várias traduções, umas mais fiéis que outras? Já o leitor  que tiver problemas na compreensão dos textos, cuja complexidade varia de livro para livro, pode iniciar sua leitura na Biblia na Linguagem de Hoje, que é muito utilizada na evangelizações  dos jovens e sua linguagem é atual bem mais acessível. Bem depois dessas dicas, é só estudar.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário